Política de Privacidade Tmov

Versão 001 – 10/2021

Para o que serve a Política de Privacidade?

Nós do Tmov estamos comprometidos em prestar um ótimo serviço e de máxima qualidade. Além disso, também estamos preocupados com a privacidade de suas informações pessoais. Portanto, colocamos à sua disposição a Política de Privacidade, a qual visa dar transparência ao tratamento de dados pessoais realizado pela Sotran. Nela informamos, de forma fácil, sobre a coleta, armazenamento e para quais finalidades estes dados serão utilizados.  

Ressalta-se que, dentro dos limites da lei e do consentimento dos titulares, pode ocorrer o compartilhamento de dados com terceiros, sempre seguindo as determinações da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (“LGPD”), as boas práticas de governança em privacidade sugeridas pelos órgãos de controle e associações técnico-profissionais e respeitando a confiança atribuída pelos titulares de dados ao Tmov

O que são dados pessoais?

Para compreender a relação do Tmov com o tratamento de dados, é importante entender alguns conceitos sobre o tema:

  • Dado pessoal: informação relacionada à pessoa natural identificada ou identificável;
  • Dado pessoal sensível: dado pessoal sobre origem racial ou étnica, convicção religiosa, opinião política, filiação a sindicato ou a organização de caráter religioso, filosófico ou político; dado referente à saúde ou à vida sexual, dado genético ou biométrico, quando vinculado a uma pessoa natural;
  • Titular: pessoa natural a quem se referem os dados pessoais que são objeto de tratamento;
  • Controlador: pessoa natural ou jurídica, de direito público ou privado, a quem competem as decisões referentes ao tratamento de dados pessoais;
  • Operador: pessoa natural ou jurídica, de direito público ou privado, que realiza o tratamento de dados pessoais em nome do controlador;
  • Tratamento: toda operação realizada com dados pessoais, como as que se referem à coleta, produção, recepção, classificação, utilização, acesso, reprodução, transmissão, distribuição, processamento, arquivamento, armazenamento, eliminação, avaliação ou controle da informação, modificação, comunicação, transferência, difusão ou extração.
De quem são os dados pessoais tratados pelo Tmov?

De acordo com o estabelecido pela LGPD, o Tmov apenas coleta e trata os dados pessoais indispensáveis para que seja prestado o adequado serviço de transporte e logística, ou seja, para atingir uma finalidade legítima serão coletadas informações estritamente necessárias.

O Tmov recebe os dados pessoais dos seguintes titulares:

  • Clientes (motoristas, usuários do aplicativo e site);
  • Colaboradores das empresas contratantes;
  • Interessados que preencham o formulário no site do Tmov, aba “Fale conosco” ou por meio de contato telefônico com a Central de Atendimento;
  • Colaboradores e Fornecedores;
  • Dados de pessoas interessadas em trabalhar com o Tmov (via site).
Categorias de dados pessoais coletados:
Dados pessoais comuns

Nome completo, CPF, data de nascimento, assinatura, gênero, cidade, telefone, e-mail, profissão, CEP, local e empresa onde trabalha, endereço de IP utilizado para acesso ao site ou aplicativo, datas e horários de acesso, login e senha de acesso, dentre outros.

Dados pessoais sensíveis

Dados de saúde constantes na declaração de saúde, registro de histórico de doenças, tratamentos realizados, atestados médicos, exames médicos, dados pessoais comuns de dependentes menores de idade, dentre outros.

Levando em consideração os diversos titulares envolvidos e as seguintes definições, os dados pessoais coletados podem ser divididos em duas categorias: a de dados pessoais comuns e a de dados pessoais sensíveis (ou especiais), conforme tabela abaixo.

Por que tratar estes dados?

É fundamental o tratamento de dados pessoais para que o Tmov possa consolidar benefícios reais para todas as pessoas com quem se relaciona. Caso não houvesse acesso aos dados coletados, o atendimento aos usuários do aplicativo e do site, aos motoristas e aos colaboradores do Tmov não seria possível, sendo assim, é parte do compromisso do Tmov coletar o estritamente necessário para atingir sua finalidade. Para isso, é considerada primordial à coleta de dados para as seguintes finalidades:

  • Gestão de documentos pessoais;
  • Execução satisfatória do Contrato;
  • Gestão de documentos de saúde;
  • Viabilização do serviço oferecido com segurança ao cliente;
  • Contato para a prestação do serviço ou eventuais esclarecimentos;
  • Contato para envio de oferta de planos e informações sobre as empresas;
  • Proteção dos direitos do Tmov;
  • Utilização de informações pessoais para propósitos internos, como auditoria, análise de dados e pesquisas visando a melhoria dos serviços e a comunicação com os clientes, mas não se preocupe, respeitamos a utilização dos dados estritamente necessários para atingir esta finalidade.
Fundamento legal para o tratamento destes dados:

Para entender mais a fundo sobre as finalidades acima indicadas, a legislação que permite e controla esse assunto é a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (Lei nº 13.709/2018), chamada de LGPD, estando, portanto, as finalidades mencionadas asseguradas nos respectivos artigos da referida Lei: 

  • Cumprimento de contrato (inciso V do artigo 7º);
  • Obrigação legal ou regulatória (inciso II do artigo 7º);
  • Exercício regular de seus direitos (inciso VI do artigo 7º);
  • Legítimo interesse (inciso IX do artigo 7º);
  • Consentimento (inciso I do artigo 7º e parágrafo 1º do artigo 14).
Forma de Coleta:

O Tmov, efetua a coleta de dados pessoais dos titulares, para atingir uma finalidade específica. Deste modo, a coleta é sempre realizada por meios oficiais da empresa, tais como:

  • Formulários, cadastros, contatos realizados via central de atendimento, site, aplicativos ou outros canais oficiais do Tmov;
  • Assinatura de contratos de prestação de serviços (parcerias ou trabalho);
  • Cadastro interno de colaboradores, parceiros ou terceiros.
Por quanto tempo seus dados pessoais são armazenados?

Os dados tratados pelo Tmov serão armazenados durante a relação contratual, enquanto durar a finalidade de origem ou o prazo determinado por obrigação legal e/ou regulatória. 

Para obter mais informações sobre o prazo específico do armazenamento de dados para cada categoria, entre em contato com o Tmov pelos canais de comunicação disponíveis ou fale com o nosso DPO pelo e-mail: lgpd@tmov.com.br.

Uso de Cookies no site do Tmov:

Os Cookies são arquivos ou informações que podem ser armazenados em seu navegador ou dispositivos quando você visita os websites ou utiliza os serviços on-line do Tmov. 

Por meio dos Cookies, ao acessar o site novamente, você será reconhecido e assim, conseguimos entender melhor suas preferências, garantindo dessa forma uma experiência mais satisfatória e personalizada.

O Tmov faz o uso de Cookies em sua plataforma web (https://www.tmov.com.br/), os quais estão especificados abaixo:

Tipos de cookies
Para que servem?
Espécies

Necessários

Permitem que você navegue e faça uso de todas as funcionalidades, sendo essenciais para que as páginas do nosso site carreguem corretamente.

Adopt, webflow.io

Desempenho

Nos faz compreender melhor como os visitantes interagem com as páginas do nosso site, fornecendo informações sobre as áreas visitadas, o tempo de visita ao site e qualquer problema encontrado, como mensagens de erro por exemplo.

CloudFlare, Google Analytics, Hotjar

Funcionais

Possibilita que as páginas do nosso site lembrem de suas escolhas, proporcionando uma experiência mais personalizada, além de permitir que os Titulares assistam a vídeos e utilizem ferramentas sociais, campos para comentários, fóruns, entre outros.

Hubspot Functional

Marketing

Utilizamos para fornecer conteúdo mais relevante e do interesse dos Titulares. Podemos utilizar para apresentar publicidade direcionada ou limitar o número que esta é veiculada nas páginas do Tmov. Também possibilita serem medidas as eficácias das campanhas publicitárias.

Facebook, Facebook Pixel, Google ads, DoubleClick,  Google, Hubspot

Com isso, importante informar que você poderá recusar ou desabilitar os Cookies através das configurações estabelecidas no próprio navegador, ou instalando um plug-in que realize essa funcionalidade. Entretanto, existe a possibilidade de prejudicar a aplicabilidade de alguns recursos da nossa plataforma, podendo assim alguns serviços não funcionarem de maneira ideal.

Como as informações são armazenadas?

No Tmov, todas as informações coletadas são armazenadas em locais seguros e confiáveis, por meio de sistemas e arquivos físicos, sendo permitido realizar o acesso apenas por pessoas autorizadas, sejam da nossa equipe ou terceiros.

Além disso, a empresa estabeleceu medidas técnicas e administrativas de proteção, que impedem o acesso não autorizado ou tratamento diverso das finalidades das informações fornecidas, como exemplo, a Política de Segurança da Informação. 

Importante mencionar que, em todas as medidas realizadas, o Tmov busca garantir que sejam aplicados os princípios da segurança da informação, com a adoção dos mais rígidos controles e padrões de segurança, os quais também são exigidos dos parceiros e fornecedores da empresa.

Cultura da proteção e privacidade dos dados

O Tmov, entende que a privacidade é um valor importante para todos. Portanto, trabalha ativamente com o seu time para garantir o respeito à sua privacidade e a implementação de processos e ações que visam fomentar a cultura de proteção dos dados.

*Todos estes conceitos e fundamentos são disseminados internamente e transmitidos aos nossos colaboradores por meio de treinamentos e informativos internos.

Com quem os dados são compartilhados?

O compartilhamento dos dados pode ocorrer com os membros vinculados a logística da empresa para o desenvolvimento de soluções. Portanto, é possível que o compartilhamento ocorra com alguns fornecedores e/ou parceiros de setores terceirizados para a prestação de eventuais suportes ou promoção de serviços, tais como:

  • Empresas de tecnologia da informação (Sistemas de Gestão, Suporte e Aplicativos);
  • Empresas de marketing e comunicação;
  • Softwares internos de gestão de informações, jurídica e financeira, entre outros.

Ainda, o compartilhamento de dados ocorre em casos de solicitações por autoridades administrativas ou judiciais, que serão anteriormente analisadas pelo setor responsável e, havendo plausibilidade e amparo jurídico para o compartilhamento, o Tmov se encarregará de atender todas as solicitações.

Atente-se! O Tmov só compartilhará informações em situações que sejam estritamente necessárias e mediante a utilização de garantias contratuais e técnicas apropriadas para cada situação.

Mas afinal, quais são os seus direitos?

Respeitando o artigo 18 da Lei Geral de Proteção de Dados garantimos a vocês, titulares dos dados, os seguintes direitos:

  • Sempre que quiser, poderá confirmar com o Tmov sobre a existência de tratamento de dados pessoais e obter, a qualquer tempo, acesso aos seus dados;
  • Caso os seus dados estejam incompletos, inexatos ou desatualizados, você pode requerer junto ao Tmov a correção ou atualização destes;
  • Caso haja a coleta de dados desnecessários, excessivos ou tratados de forma inadequada, você pode requerer a anonimização, bloqueio ou eliminação destes;
  • Você poderá solicitar à rastreabilidade de seus dados através do requerimento das informações das entidades públicas e privadas com as quais o Tmov realizou uso compartilhado de dados; 
  • Dentro do prazo legal mínimo relacionado ao armazenamento dos dados, é possível requerer a exclusão destes dos sistemas do Tmov; 
  • Mediante requisição, é possível realizar a portabilidade de dados a outro prestador de serviços;
  • Caso haja o requerimento do consentimento para coleta de algum dado, você poderá questionar sobre a possibilidade de não oferecer consentimento e as consequências disto; 
  • Você poderá revogar o consentimento, posteriormente à concessão, bem como requerer a eliminação dos dados obtidos sob seu amparo.
Da responsabilidade do Tmov:

Como controlador e/ou operador dos dados pessoais acima informados, o Tmov é responsável em mantê-los seguros dentro do seu ambiente, além de tratá-los somente dentro dos limites informados a você. 

Por isso, iremos cumprir todo o conteúdo previsto na presente Política de Privacidade, sendo parte do Sistema de Privacidade do Tmov, e todas as questões relacionadas ao tratamento e proteção de dados pessoais serão esclarecidas a todos aqueles que desejarem entrar em contato através dos canais oficiais de comunicação.

Controlador e/ou Operador:

SOTRAN S/A LOGÍSTICA E TRANSPORTE, pessoa jurídica de direito privado inscrita no CNPJ/MF sob o nº 03.286.888/0001-69, com sede em Londrina/PR, na RUA JOÃO WYCLIF, 111, Gleba Fazenda Palhano, CEP: 86050-450.

Canais de comunicação:

Para quaisquer informações, inclusive para exercício dos seus direitos como titular dos dados pessoais confiados ao Tmov, você poderá entrar em contato através do e-mail lgpd@tmov.com.br

Documento de uso exclusivo do TMOV. Proibido o uso impróprio e a reprodução de qualquer documento, imagem ou relatório pertinente à empresa.